Catch a Fire
É o quinto álbum de estúdio da banda de reggae jamaicana The Wailers, e o primeiro lançado internacionalmente pela Island Records.
Depois de se apresentarem e gravarem no Reino Unido com Johnny Nash, a partida de Nash para os Estados Unidos deixou a banda sem dinheiro suficiente para retornar ao seu país.
Eles procuraram o produtor Chris Blackwell, que concordou em adiantar dinheiro para os Wailers voltarem à Jamaica e gravarem um álbum.
O álbum incluiu nove canções, duas delas escritas por Peter Tosh e as demais por Bob Marley.
Depois que Marley voltou a Londres para apresentar as fitas para Blackwell, o produtor remixou as faixas com as contribuições do músico Wayne Perkins, da Muscle Shoals, que gravou a guitarra de duas faixas por meio de “overdub“.
Lançado em 13 de abril de 1973, o álbum trouxe fama internacional para o grupo.
As letras de caráter social e militante atraíram muitos ouvintes, além dos temas controversos e uma visão otimista em relação a um futuro livre de opressões.
O álbum chegou a #171 e #51 nas paradas da Billboard Pop Albums e Black Albums, respectivamente. É também o álbum #123 na lista dos 500 melhores álbuns de todos os tempos da revista Rolling Stone.
As sessões de gravação para o álbum começaram no início de 1972, em três estúdios de Kingston: Dynamic Sound, Harry J e Randy. Cada faixa foi gravada por todos os membros da banda ao mesmo tempo e no mesmo espaço.
O engenheiro Sylvan Morris utilizou uma fita de oito faixas, com as peças da bateria em uma única faixa e o piano e a guitarra na mesma faixa. No inverno de 1972, Marley voltou a Londres para apresentar as fitas-mestre.
O acordo com a Island causou uma disputa com a CBS e Sims, com quem a banda já tinha contrato.
O caso foi vencido pela primeira, que recebeu nove mil dólares e dois por cento de royalties dos seis primeiros álbuns da banda, e Sims recebeu os direitos de publicação das canções de Marley.
Catch a Fire, que é uma gíria jamaicana para “pegando fogo”, incluiu muitos músicos de apoio, mas nenhum deles foi creditado no encarte.
Wayne Perkins, guitarrista do estúdio Muscle Shoals, que à época gravava um novo álbum dos Smith, Perkins & Smith no Island Studios da rua Basing, foi chamado por Blackwell no início de 1972 para fazer arranjos para Catch a Fire no estúdio de baixo.
Perkins, sem saber o que era o reggae, concordou com a proposta e inicialmente fez a guitarra solo, incluindo o arranjo de três oitavas de “Concrete Jungle”.
Depois de fazer a guitarra base de “Stir it Up“, que foi depois regravada pela banda de Nash, Rabbit and the Jungles, em seu álbum I Can See Clearly Now, alcançando a 11ª posição na Billboard Hot 100,ele então voltou para o estúdio para completar o álbum.
Rabbit Bundrick tocou em todas as canções em inúmeros teclados, incluindo um sintetizador e uma clavineta. Robbie Shakespeare gravou o baixo de “Concrete Jungle”, enquanto o organista Tyrone Downie gravou a mesma faixa e também “Stir it Up”.
Chris Karen, Francisco Willie Pep e Winston Wright gravaram percussões, e as vozes femininas foram gravadas por Rita Marley e sua amiga Marcia Griffiths, que já era popular na Jamaica como artista solo e já havia lançado bem sucedidos singles com seu marido Bob Andy.